Como conduzir uma jornada data driven realmente bem-sucedida?

Muito se fala em data driven, mas… É para mim?

Se você já se fez esta pergunta, vamos te ajudar a responder no artigo de hoje. Primeiro, vamos entender o essencial: por que ser data driven é importante?

Porque, no mercado atual, informação é a moeda mais valiosa – ou, como alguns estudiosos a chama, é o “novo petróleo”. Isto porque os dados estão em todos os locais, online e offline, fluindo, sendo entregues e captados, mas para extrair todo o poder deles para moldar estratégias de negócio é preciso usá-los e, mais do que isso, usá-los bem.

É neste ponto que entram as ferramentas de análise de dados. Não necessariamente sistemas que farão estas análises, mas sim plataformas que auxiliarão na captação, organização, elenco, visualização e distribuição destas informações, bem como na interação entre conteúdos dispersos por fontes distintas (como ERPs, banco de dados, sistemas de caixa, PDV, planilhas etc), entregando ao usuário de cada área de negócio o embasamento de que precisa para fazer as análises certas. A partir disso, este mesmo usuário poderá obter insights que irão nortear suas tomadas de decisão e realização de ações.

Este é o pulo do gato: ser data driven é, literalmente, ser dirigido por dados. Empresas que guiam suas estratégias com base na informação estão lendo o mercado constantemente, e, com isso, obtendo os insumos que precisam para tomar decisões mais acertadas e definir planos e movimentos certeiros rumo ao ganho de produtividade, competitividade e lucratividade.

Então, respondendo à pergunta lá do início do artigo: se você tem uma empresa e busca ser mais competitivo, ressaltar seus diferenciais, entender seus consumidores e concorrentes, agir de forma guiada e assertiva, sim, a gestão data driven é para você.

PRIMEIRO PASSO

A partir deste entendimento, vamos entender etapa a etapa da jornada data driven.

Para começar, o fundamental é identificar as demandas reais. O que a empresa precisa resolver com a adoção de uma solução de BI? Que gaps de gestão possui que poderão ser solucionados por meio do melhor uso da informação?

Isto identificado, será a vez e escolher uma ferramenta para resolver estas dores. E nisto entram duas variáveis importantes: o software em si e o parceiro de implantação.

O ideal é contar com plataformas abrangentes de Business Intelligence e Business Analytics, já embasadas por cases de sucesso em diversos segmentos de mercado, e com parceiros especializados em tais soluções, que detenham conhecimentos especializados e poder multiskill, além de estrutura para oferecer segurança e alta competência na condução da jornada data driven, que, muito além de uma simples implementação de software, engloba adentrar uma nova cultura de gestão empresarial.

A SOLUÇÃO

Dentre as soluções existentes no mercado, algumas se destacam pelo poder de análise dado às empresas usuárias. Caso do Microsoft Power BI, líder no mercado de Business Intelligence global, segundo o Gartner, que permite às organizações trabalharem com grandes quantidades de dados oriundos de diversas fontes, sendo compatível com todos os principais bancos de dados, ERPs e demais repositórios de informações do mercado.

Além disso, o MS Power BI possibilita a criação, pelos próprios usuários, de visualizações atraentes para as análises de dados, dispensando a TI das empresas deste serviço e dando mais autonomia e agilidade às áreas de negócio.

A plataforma também conta com atualizações frequentes por parte do fabricante, o que se traduz em um BI sempre seguro, funcional e em constante melhoria.

E, como antes falamos na importância dos cases de sucesso para respaldar uma solução, vamos a eles – que, no caso do MS Power BI, não faltam, já que a ferramenta é a escolha de nomes como HP, Nokia, Rolls Royce, Adobe, Hitachi, entre outras.

SIM, É PARA VOCÊ

Mas não se engane: nem só de multinacionais vive esta plataforma completa e robusta de Business Intelligence. Flexível e modular, o software pode ser usado por companhias de todos os setores e portes, permitindo a adoção de recursos adequados a cada necessidade e momento da empresa, bem como a expansão dos projetos data driven de acordo com o crescimento dos negócios.

COM QUEM EU VOU?

Além da plataforma de BI, o parceiro de implementação é também fundamental. É ele que atuará desde a identificação dos gaps a serem supridos até a condução do projeto de adoção do software, auxiliando as empresas na construção, fixação e consolidação de suas estratégias data driven.

Optar por um sistema de BI sem o correto apoio de um parceiro especializado não resultará em nada além de dor de cabeça. Afinal, um software mal ou subutilizado é dinheiro jogado fora. Ou, pior, será, lá na frente, perda de dinheiro em oportunidades de negócio perdidas ou gaps de gestão não resolvidos.

Por isso, contar desde o início do projeto com profissionais aptos a analisar o negócio e a definir, junto à gestão das empresas, passo a passo da jornada data driven é questão vital para o sucesso.

E se você busca este parceiro, encontrará na Constat. Somos especializados em Microsoft Power BI e temos todas as competências necessárias para atender a projetos de condução da jornada data driven.

Implementamos, por meio do Microsoft PowerBI, um conjunto de técnicas e ferramentas que visam a oferecer suporte à tomada de decisão e ao monitoramento de resultados dos investimentos das empresas, e, quando falamos em implementar, não estamos somente tratando da instalação do sistema – muito mais do que isso, possuímos um time apto a:

– Elaboração de indicadores ligados às exatas necessidades e objetivos da empresa

– Integração do BI às fontes de onde extrairá os dados

– Elaboração de análises

– Criação de dashboards, gráficos e relatórios necessários

– Apoio no amadurecimento da cultura data driven nas organizações, prestando consultoria desde a compreensão do funcionamento e demandas da empresa, até a indicação dos mecanismos, dados e indicadores mais adequados, a fim de alcançar os melhores resultados.

Conte conosco:
(51) 3025-6690 / (51) 9.8142-3585
contato@constat.com.br