Valorização das pessoas através do seu bem-estar: conheça o Jeito Constat

No CONARH deste ano, um dos maiores eventos de RH do país, algumas tendências de gestão de pessoas foram apontadas, como a digitalização de processos e trabalhos, a estratégia quântica (ou seja, não somente linear, mas adaptada caso a caso, absorvendo ao máximo informações do presente para desenhar as melhores condutas), as lideranças focadas na saúde mental e emocional dos colaboradores, o people analytics, sendo este a aplicação da ciência de dados para a tomada de decisões em Recursos Humanos, o envolvimento de empresas e equipes em questões sociais e ambientais e, muito fortemente, a humanização nas relações de trabalho.

Tendências que vão muito em linha com o que temos desenvolvido aqui na Constat. Em mais de três décadas de história, notamos que temos andado sempre alinhados com as melhores práticas de mercado, buscando em nosso DNA satisfazer e encantar não apenas os clientes, mas, acima de tudo, os colaboradores.

“Acreditando em relacionamentos de longo prazo sempre, com nossos clientes e equipes, nossa área de Gestão de Pessoas está sempre conectada às tendências e investindo em soluções que possam tornar nossas ações e processos mais alinhados à estratégia, repassando assim ao colega que está lá na ponta todo apoio e informação necessários para que ele se sinta em casa onde quer que esteja – RS, SC, PR, SP, GO, etc”, explica a gestora de Pessoas, Patrícia Corso. “Até porque sinergia e valorização de pessoas são valores que estão intrínsecos em nosso negócio”, complementa.

Segundo ela, tem sido um grande sucesso a implantação de algumas soluções, como o sistema de ponto online, que faz integração direta com a folha de pagamento, propiciando aos colegas controle absoluto sobre essa gestão, desde os registros diários aos abonos. Além disso, adotamos uma ferramenta que aproxima os colaboradores dos OKR’S estratégicos, propicia engajamento através dos feeds e elogios, trabalha no desenvolvimento, dando liberdade ao gestor de traçar PDI’S ,feedbacks, one on ones, acompanhando a trajetória de cada colega e todo seu crescimento.

Além disso, há o investimento na Constat Academy, plataforma EAD que contribui diretamente com a formação das equipes, e o Jeito Constat de Atender, um treinamento presencial com foco em postura de atendimento que faz questão de reforçar que excelência é construída através de doses diárias que provam que atender bem, faz bem!

“Sempre tivemos por hábito manter aberto um canal de comunicação, escuta e abertura com as pessoas, pois acreditamos que qualquer ação deve estar diretamente relacionada com o “desejo” e satisfação desse colaborador. Por isso, esse tem sido um ano de muita pesquisa, avaliações e análise de dados”, destaca Patrícia. “Em julho, lançamos nossa Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores Constat, para que através dessa escuta rica em conteúdo, aliada a todos esses outros movimentos, possamos ter uma base sólida, reforçando com as lideranças o desenvolvimento de um trabalho vinculado ao DNA Constat”, finaliza.

Na Constat, tendências são transformadas em realidade para o bem de nossos colaboradores e clientes. Afinal, tudo são PESSOAS, e esse é nosso foco e nossa energia maior!