Exemplos práticos de como a automação melhora sua empresa

Automação consiste em aplicar tecnologia para transformar tarefas manuais em automatizadas, trazendo, com isso, ganhos como produtividade, segurança, praticidade, conforto, entre outros.

No setor industrial e empresarial, a otimização de processos por meio da automação é uma prática cada vez mais recorrente, pois permite agilizar ou melhorar a realização de rotinas por meio da tecnologia, sem dispensar o trabalho humano, que fica liberado para funções mais estratégicas.

E não estamos falando de robôs que mecanizam a produção no chão de fábrica, por exemplo. Embora estes recursos sejam um tipo de automação altamente utilizado e benéfico, hoje nosso tema está na facilitação tecnológica para controles sem os quais nenhuma empresa pode trabalhar, como questões ligadas à energia elétrica, climatização, segurança de ambientes e de máquinas, só para citar alguns.

Vamos imaginar a seguinte cena: todos os dias, Paulo inicia suas atividades na empresa onde trabalha acendendo as luzes das salas, depois acionando os aparelhos de ar-condicionado para que climatizem o ambiente na temperatura adequada. Atividades corriqueiras, mas sem as quais o trabalho de toda a empresa não fluiria da melhor forma ao longo do dia. E ao realizar estes comandos, Paulo gasta em torno de 20 minutos todos os dias, somando quase duas horas por mês (100 minutos, para sermos mais precisos).

Com automação, o cenário se transforma: Paulo ou seus gestores podem gerenciar o acionamento das luzes e dos equipamentos de refrigeração à distância, por uma aplicativo em seus celulares. Fazem isso enquanto tomam café da manhã em suas casas, por exemplo. Ao chegarem à empresa, tudo já está ambientado da forma como gostariam, e nenhum tempo foi gasto nestas tarefas: é chegar e trabalhar, sem perda de produtividade com rotinas perfeitamente automatizáveis.

E se, por acaso, ao longo do dia ocorre um imprevisto com o sistema de climatização ou de luz, eles também podem tomar decisões e cuidar do problema à distância. Se isso parece corriqueiro, imagine que para um escritório ou sala de reuniões a falta do ar-condicionado será, no máximo, desconfortável, mas para um data center poderá ser crítica, gerando até mesmo a parada de máquinas por superaquecimento, e isso é um prejuízo para qualquer negócio.

Aliás, a questão do data center, de tão importante, ganhou artigos próprios aqui no blog. Leia clicando aqui.

Outro exemplo pode ser dado na parte de segurança. Ao invés de alguém precisar conferir manualmente as câmeras do circuito de videomonitoramento da empresa a todo momento, evitando que uma falha ou depredação em algum dos equipamentos deixe alguma área descoberta, isso pode ser feito por aplicativo, na tela do celular, e quando detectado um problema, acionada a devida solução.

Ainda em segurança, o controle de acesso também ganha o reforço da automação. É possível monitorar os acessos aos ambientes da empresa e definir ou alterar permissões/proibições sem precisar estar nos locais presencialmente.

Até mesmo lá na copa, onde sai aquele cafezinho para manter a energia das equipes e onde alimentos são armazenados na geladeira, por exemplo, é possível contar com os benefícios da automação. A IoT está aí para ajudar no estabelecimento de horários para funcionamento da cafeteira, avisar sobre algum defeito/parada no refrigerador, informar sobre falta de luz que possa requerer ações que evitem o desperdício de produtos, entre tantas outras funções e ganhos.

Exemplos simples que podem mudar o dia a dia de uma empresa, tornando seus ambientes mais agradáveis, práticos e econômicos, e suas equipes mais produtivas e felizes – afinal, bem estar também é fundamental quando se fala em qualidade do trabalho.

Então vamos ao resumo: mais controle e eficiência nos processos, menos utilização da força de trabalho para tarefas operacionais e rotineiras, maior destinação desta força a ações estratégicas que colaborem para o crescimento dos colaboradores e para o alcance dos objetivos de negócio, redução de custos e de desperdício, mais segurança, precisão e conforto. Uma lista que a automação empresarial é capaz de entregar, e que pode fazer parte do dia a dia da sua empresa muito em breve: basta falar com a Constat Automação.

Temos um portfólio completo em soluções de automação para empresas, residências e data centers, com a flexibilidade de criar projetos customizados segundo a demanda de cada cliente.

Chame:

https://constatautomacao.com.br

Telefone: (51) 99352-7747

E-mail: automacao@constat.com.br

Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.