Como ter um home office realmente produtivo

Home office é muito mais do que trabalhar em casa. É um modelo que requer muita atenção a pontos fundamentais da tecnologia e da gestão para funcionar bem, tanto para a empresa, quanto para o colaborador.

Para manter esta estrutura perfeitamente operante, é essencial contar com o apoio de um parceiro especializado, principalmente no que tange às questões técnicas. E não somos nós que estamos dizendo: segundo uma pesquisa do OTRS Group, 90% das pessoas que estão trabalhando em home office afirmam precisar de suporte de TI mais do que quando estavam na empresa.

Mas por que isso acontece? Vamos a alguns pontos.

1. Trabalhando em casa, as pessoas se veem diretamente diante de suas máquinas sem a presença próxima de quem poderia ajudar. Ou seja: a cada dúvida ou problema, por menor que possa parecer, precisam acionar a TI. E é bom esta TI estar bem preparada, afinal, o volume de chamados cresce, o usuário precisa de mais atenção, e atender a tudo isso não é nada simples. Mas é possível, sim, tendo o background adequado.

2. No home office, quem antes só precisava chegar à empresa e trabalhar está tendo de utilizar outras estruturas. Por exemplo: sistemas de comunicação e ferramentas de trabalho colaborativo que antes não eram necessários, pois havia o cara a cara, agora são. E não é todo usuário que sabe trabalhar com isso sem ajuda. É preciso ter uma TI preparada para auxiliar.

3. A insegurança é um outro ponto. Por mais que já estejamos vivendo pouco mais de um ano de pandemia, nem todo mundo se sente seguro com o novo modelo. Muita gente gosta do home office, mas muitos sentem falta do convívio, da ajuda dos colegas, da proximidade do suporte na empresa. É necessário auxiliar para que tudo flua bem e todos os usuários se sintam confortáveis e aptos a desempenhar suas atividades com a produtividade requerida.

Estes são só alguns pontos. Poderíamos citar vários, mas preferimos trazer o texto para algo mais útil: os aspectos a que você precisa estar atento, e nos quais pode contar com ajuda profissional, para ter produtividade, agilidade e competitividade mantendo o formato de trabalho remoto.

Em primeiro lugar, você vai precisar de orientação profissional para definir seu projeto de home office. Já começou? Sem problemas: é sempre hora de retomar e fazer o certo. Para isso, conte com especialistas aptos a compreender os gaps do negócio, as soluções e adequações necessárias para que o trabalho remoto atenda às demandas do negócio.

A partir disso, é hora de definir os recursos a serem adotados ou aprimorados. E, sem dúvida, dentro disso entra a telefonia. Se você quiser estar em linha com a Transformação Digital, sua telefonia também precisa ser, tendo ramais configurados em cada computador e aplicativos disponíveis no celular dos colaboradores. Como fazer isso? A Constat sabe.

As redes, os dados e os acessos também são fundamentais. Uma VPN e uma estrutura de nuvem são um dos aspectos mais críticos para o negócio em tempos de home office.

Assim, para acessar documentos, papeis, dados, todos precisam estar regidos por fortes políticas de segurança, alinhados às boas práticas da LGPD. A Constat tem experiência na estruturação e gestão de Rede Virtual Privada (VPN) ou ambientes de cloud computing seguros. E sua empresa pode se beneficiar muito disso, não tenha dúvida.

Ainda no que tange à segurança, não dá para pensar em trabalho remoto sem lembrar de antivírus profissional e firewall para proteção das informações, sistemas e redes. Também podemos te ajudar com isso. É só chamar!

Na área de comunicação, uma das principais frentes são os e-mails corporativos. Da configuração ao uso, podemos ajudar para que sejam minimizadas falhas na comunicação interna e externa, evitando problemas que poderiam atrasar ou, no pior dos casos, parar operações.

Em termos de hardware, também é preciso muita especialização. Ao contrário do que muitos possam pensar, instalar, configurar e manter sempre funcionando perfeitamente uma impressora ou outros dispositivos não é simples quando se trata de trabalho remoto. Tudo tem de estar alinhado às boas práticas de segurança, produtividade e eficiência da empresa. Por isso, contar com profissionais é vital também neste quesito.

E a gestão de pessoas? Rastreabilidade do tempo de trabalho em cada atividade executada, acompanhamento em real time da evolução dos projetos, identificação de cumprimento de SLAs, entre outros quesitos. Você tem tempo de fazer? Sabemos que não. Mas pode contar conosco. Temos soluções e pessoas especializadas para isso.

E, para finalizar, a cereja do bolo: o suporte. Tudo o que precisa funcionar perfeitamente depende de apoio profissional, e para as questões tecnológicas do seu home office a Constat tem os profissionais, a expertise e a estrutura perfeita. Conte conosco para que seus usuários possam trabalhar bem e, por consequência, seus clientes fiquem satisfeitos.

A Constat tem um time multidisciplinar, estrutura robusta, quase três décadas de mercado e muitos cases de sucesso à sua disposição. Se a sua necessidade é garantir a produtividade do home office, a resposta está aqui. Chame agora: contato@constat.com.br