Como ter monitoramento de falta de energia e controle de geradores na palma da mão?

A falta de energia elétrica pode ser um problema sério para empresas. Máquinas param de funcionar, operações ficam estagnadas, a produção estanca e o prejuízo é iminente. Mas não precisa ser assim: a automação está aí para resolver esta questão, e um bom exemplo é o dispositivo que a Constat Automação acaba de lançar para monitoramento de grupos geradores. 

O equipamento, 100% desenvolvido pela Constat Automação, monitora a presença ou falta de energia, informação que pode ser verificada via aplicativo disponível para mais de um smartphone simultaneamente. Com isso, os responsáveis podem conferir na tela do celular as ocorrências de falta ou retorno da luz, acionando ou desligando grupos geradores conforme a necessidade.

Por exemplo: faltou energia às 11h. O dispositivo de automação detecta o problema e envia informação para o aplicativo. Com base nisso, o responsável pode decidir pelo acionamento dos grupos geradores e manter acompanhamento sobre o funcionamento deles, controlando consumo de combustível, retorno da energia ou prolongamento da falta dela, acionamento de fonte de energia reserva ou programação de paradas da operação, se necessário. 

Funcionalidades que são essenciais para setores diversos, como a saúde, onde energia elétrica é item vital para refrigeração de equipamentos e medicamentos, funcionamento de máquinas de suporte à vida, operação de laboratórios, entre muitas outras atividades; ou a alimentação, onde se faltar luz, itens congelados e refrigerados podem ser perdidos, refeições podem atrasar ou deixar de serem feitas, entregas podem ficar pendentes e clientes tendem a não ser atendidos, gerando enorme prejuízo. 

Outro exemplo de aplicação da automação na detecção de falta de energia é o agronegócio. Para este segmento, a luz elétrica é fundamental na irrigação automatizada de plantações, refrigeração e iluminação de locais para criação de animais (aves, suínos, gado, peixe), refrigeração de insumos agrícolas e materiais para distribuição a outras cadeias industriais, como plantas próprias para consumo alimentício, medicinal e outros usos, ou carnes prontas para despacho ao setor frigorífico, alimentício e outros.  

Isto para dar somente alguns exemplos. A utilização da automação na detecção da presença ou ausência de energia elétrica vai muito além. Basta pensar em data centers, estruturas nas quais a falta de energia acarreta a parada de sistemas vitais para a operação das empresas, causando transtorno e prejuízos; comércios, que podem parar de vender pelo não funcionamento de máquinas e sistemas emissores de notas fiscais, entre inúmeras outras áreas – afinal, luz elétrica é insumo vital para todo e qualquer negócio. 

Contando com a automação para ter em mãos as informações sobre falta de energia ou retorno desta, os responsáveis decidem pelo acionamento ou desligamento dos geradores e resolvem o problema de maneira mais rápida e fácil. Controle e tranquilidade na palma da mão. 

Tudo isso está disponível na Constat Automação, atendendo a empresas de todos os portes em todo o Rio Grande do Sul. Para contar com essa facilidade a favor do seu negócio, é só chamar pelo telefone (51) 99352-7747 ou e-mail automacao@constat.com.br.