Guia para melhorar produtividade, segurança e resultados no trabalho distribuído

Trabalho distribuído, um modelo que ganhou ainda mais destaque durante a pandemia da Covid-19, continua figurando como aposta para muitas empresas. Afinal, o importante é produzir e entregar os resultados projetados: se isso será feito de dentro da empresa, em home office ou no sistema híbrido, a resposta virá sob o prisma do que funciona melhor para cada negócio.

E é pensando nesta linha que muitas organizações aderiram ao trabalho distribuído mesmo após a fase mais crítica da pandemia. Hoje, mais de 43% das empresas brasileiras se mantém em home office ou trabalho híbrido, segundo dados do IBGE, mas para isso funcionar, é preciso uma boa camada de tecnologia e de gestão.

Gerir pessoas já não é tarefa simples quando todos estão no mesmo prédio. Imagine quando as equipes estão distribuídas! É por isso que, neste formato, contar com apoio especializado em gestão de pessoal é fundamental, e para deixar isso mais claro, vamos a um exemplo.

Elaine é gestora de uma empresa do setor de logística. Na pandemia, os colaboradores foram para home office e até hoje muitos permanecem conciliando trabalho na sede e em casa, em dias alternados conforme agenda alinhada com a companhia. Só que lá no trabalho remoto, João não consegue ver o que cada um está fazendo, não pode acompanhar se estão produzindo devidamente ou não.

Além disso, durante todo o momento pandêmico, ela teve dificuldades e dúvidas, junto com seu RH, para contratar novas pessoas ou repor cargos quando necessário, já que o distanciamento social impediu as formas tradicionais de entrevista, seleção, contratação, mas criou uma nova e grande janela de oportunidade para contratar em qualquer lugar, do país ou do mundo, onde houvesse um talento adequado a cada vaga.

Seja pelo lado difícil da distância, seja pelas dúvidas em relação ao novo momento, de poder contratar em qualquer lugar, mas sem a facilidade de acompanhar o trabalho de perto, Elaine vivenciou desafios, e foi atrás de ajuda.

Contratou os serviços de uma empresa especializada em gestão de pessoas e projetos, experiente em BPO, que o ajudou a alocar e gerir os profissionais mais adequados a cada demanda onde quer que estivessem, além de gerenciar a produtividade e as entregas destes em suas funções, com o auxílio da tecnologia para, por exemplo, fazer a rastreabilidade do tempo de trabalho de cada colaborador em cada atividade executada e realizar a identificação de cumprimento de prazos (SLA).

Elaine também buscou auxílio na infraestrutura tecnológica, já que não há trabalho distribuído eficaz e seguro sem um bom aparato de ferramentas: computadores e outras máquinas, com suporte remoto ou com intervenção física quando necessário, instalação e configuração de impressoras e dispositivos diversos, telefonia digital com ramais configurados nos notebooks e smartphones dos colaboradores, configuração dos e-mails corporativos e toda a camada de segurança, com instalação de antivírus profissional, além do Firewall, e implementação de VPN ou nuvem para controle e proteção no acesso aos arquivos da organização.

Para a gestora, também foi fundamental contar com suporte para suas aplicações de comunicação 100% web, bem como ter à mão dashboards com os indicadores mais significativos para nortear suas decisões.

Com tudo isso, Elaine passou a ter muito mais produtividade no trabalho distribuído, qualidade nas entregas e no atendimento, e, principalmente, tempo para pensar suas estratégias e projetos, sem precisar se preocupar com a gestão de infraestrutura e de pessoas para fazer girar a roda de seu negócio.

Este é apenas um exemplo de como a dobradinha parceiro comprometido e experiente + tecnologia adequada à realidade de cada negócio pode trazer ótimos resultados no trabalho distribuído. A Constat pode relatar muitos outros, afinal, trabalhamos com todas as soluções e serviços citados neste texto, e temos mais de 3 décadas de mercado que nos permitem somar experiência para agregar aos negócios de nossos clientes, dispersos nos mais variados segmentos, como financeiro, seguros, saúde, educação, indústria, varejo, serviços, entre outros.

Conheça a oferta completa da Constat para trabalho distribuído e gestão de pessoas. Peça já uma apresentação.