Como aplicar as tendências da automação para obter benefícios reais

Cerca de 56% das grandes empresas mantêm, atualmente, um mínimo de quatro iniciativas na área de automação, enquanto 15% têm dez ou mais. Entre as pequenas e médias, os números diminuem, mas há andamento em todos os portes, segundo revela o relatório 2022 Trends: Automation Accelerates, construído com base em análises do Gartner, Forrester, IDC e Everest Group.

De acordo com a publicação, a projeção é que, ainda em 2022, a automação avance no cenário empresarial brasileiro, especialmente no que tange à organização e gestão de aplicações de trabalho, bem como gerenciamento de ambientes, trazendo melhorias à usabilidade dos espaços e equipamentos, ganho de segurança e economia, sem esquecer a produtividade, ao tirar dos funcionários e gestores funções que podem ser operacionalizadas pela automação.

Na Constat Automação, as tendências já são realidade. Oferecemos soluções e serviços para automatizar equipamentos e sistemas de climatização, iluminação, controle de acesso e videomonitoramento, entre outros.

Um exemplo é o uso que já fazemos destas tecnologias na Constat, empresa com mais de 3 décadas de mercado que deu origem a Constat Automação.

Em nossa empresa-raiz temos automação em um ambiente que é crucial para as operações de qualquer negócio: o data center. Neste case interno, utilizamos automações para controle de acesso, trazendo a tranquilidade de que somente pessoas cadastradas irão adentrar o centro de dados, com recebimento de informações, via aplicativo, sobre hora de saída e entrada de cada autorizado.

A temperatura também é um item controlado via automação em nosso data center. Caso o ambiente se torne mais quente do que deveria, o que poderia expor os equipamentos a risco de mau funcionamento ou até mesmo um superaquecimento e suas consequências indesejáveis, os responsáveis são notificados automaticamente, podendo gerenciar os aparelhos de ar-condicionado da melhor forma.

Também de modo automático, o data center da Constat faz o revezamento entre os equipamentos de ar-condicionado, desligando um e ligando outro periodicamente, a fim de que nenhum sofra sobrecarga e a temperatura no ambiente se mantenha sempre ideal.

Outro exemplo que utilizamos na Constat é a automação de grupo gerador, através de um dispositivo que criamos e lançamos ao mercado em 2021. A solução monitora a presença ou falta de energia, e a informação pode ser verificada via aplicativo disponível para mais de um smartphone simultaneamente.

Com isso, os responsáveis podem conferir na tela de seus celulares as ocorrências de falta ou retorno da luz, acionando ou desligando nossas fontes alternativas de energia conforme a necessidade.

Além disso, sempre que o gerador entra em ação ou é desligado, os gestores também são notificados, o que facilita o controle sobre o ambiente de data center mesmo em horários além do comercial.

Assim como a Constat já utiliza nossa automação no centro de dados, e em breve expandirá o uso dessas tecnologias para gestão de mais ambientes, outras empresas dos mais diversos setores e portes também podem se beneficiar destas soluções.

Nossas tecnologias de inteligência para gestão e operação de equipamentos e soluções variados, como sistemas de refrigeração, circuitos de energia elétrica, soluções de segurança, entretenimento, monitoramento e data centers, são aliadas a serviços prestados por quem tem como base a experiência da Constat, o foco nas pessoas e nos resultados e a parceria com os maiores fabricantes de automação do mercado.

Conheça nossos diferenciais e solicite uma demonstração para atender às demandas específica do seu negócio:
www.constatautomacao.com.br
automacao@constat.com.br
(51) 99352-7747