Como agregar automação a data centers preservando o legado e poupando o caixa

Data center é mais do que infraestrutura para a TI: é base para rodagem de negócios e funcionamento de operações. É, portanto, item fundamental para a produtividade das empresas.

Mas é preciso que o projeto do data center seja pensado para garantir três pilares fundamentais: eficiência, agilidade e otimização de custos. Um trio que pode ser alcançado com o impulso da automação.

Vamos a exemplos. Consideremos uma empresa de médio porte, um varejista, uma universidade ou uma instituição de saúde que possuam data center próprio. O equipamento e a estrutura já consumiram um bom investimento, atenderam às demandas por anos, mas agora a inovação bate à porta, mostrando facilidades de gestão que a automação pode trazer.

É preciso refazer o investimento do data center? Começar do zero? Adquirir uma nova estrutura, novos equipamentos modernizados, investir em um data center container com features automatizados?

Não. O legado pode e deve ser preservado. Com a Constat Automação, é perfeitamente possível agregar automação aos ambientes de data center pré-existentes, adicionando a estes recursos como:

– Automatização dos sistemas de ar-condicionado (balanceamento de carga)

– Automação das interfaces de acesso

– Automação das ferramentas de administração do ambiente ou das máquinas

– Automação dos recursos de segurança

– Automação dos sistemas de iluminação

Isso permite não somente economizar ao manter o investimento legado, mas também modernizar o parque sem precisar de grandes reposições ou substituições de máquinas e insumos.

Como? Por meio da chamada automação limpa, especialidade da Constat Automação que possibilita adicionar uma camada de inteligência aos ambientes e equipamentos, sem requerer reformas, descartes e toda aquela trabalheira que um projeto de renovação de ambiente ou de tecnologia pode demandar.

Mas você pode estar se perguntando sobre os data center containers, tão populares no mercado atual, que trazem os chamados “kit automação”. Por que não investir em um destes?

Digamos que sua empresa já possua um data center e pense somente neste kit. Ou, que vá comprar um data center no formato container, adquirindo também o kit. Sempre será um custo a mais.

No caso do container, o kit é uma feature modular, cobrada em separado. No caso da inserção deste a um data center pré-existente, nem sempre é possível, requerendo, muitas vezes, atualização das máquinas e estruturas periféricas, já que os kits são pré-configurados, sem muita opção de customização e adequação.

Já a Constat Automação trabalha de forma a melhorar a estrutura que já existe, que já foi comprada, na qual a empresa já alocou recursos e com a qual está acostumada a trabalhar. Entregamos o que há de mais avançado em automação para estruturas que não precisarão ser mudadas, renovadas.

É possível, sim, trabalhar a automação em um data center já existente de forma simples, ágil, agregando inteligência, controle, gestão, eficiência e economia. É possível com a Constat Automação. Chame: automacao@constat.com.br.