Automação empresarial: conheça os benefícios e os leve para seu negócio

Você já pensou em quantas coisas podem ser resolvidas por meio da tecnologia, sem a necessidade de intervenção humana? Na rotina das empresas isso é tão possível quanto necessário, e é neste ponto que entra a automação predial aplicada ao ambiente corporativo.

Soluções de automação empresarial possibilitam gerir ambientes e situações com comodidade, praticidade, segurança e muita produtividade. Vamos explorar um pouco mais sobre este conceito, mais especificamente, sobre as vantagens que pode trazer ao seu negócio?

Mais segurança para sua empresa

Automação empresarial e segurança são sinônimos. Por exemplo: um sistema de vide monitoramento controlado via aplicativo entrega praticidade e controle na hora de detectar qualquer possível intrusão, permitindo acionar serviços de segurança com a máxima rapidez.

Alarmes também podem ser acionados ou desligados à distância, usando o mesmo princípio da automação.

Há, ainda, a possibilidade de automatizar o controle de acesso, melhorando a gestão sobre quem pode ou não pode adentrar cada espaço das empresas a cada período, e isso também é passível de controle via sistema, à distância, mantendo o domínio sobre as decisões à mão dos gestores, de forma ágil e também muito prática.

Pense nisso, por exemplo, para uma companhia com diversos escritórios ou filiais dispersas, ou uma rede de lojas, clínicas, consultórios e afins: uma mão na roda, não?

Ainda falando em segurança, pensemos em riscos como incêndio, por exemplo. Um ar-condicionado esquecido ligado por muitas horas oferece um risco em potencial para este tipo de sinistro, mas isso pode ser facilmente evitado contando com a automação, que informará, via tablet ou celular, sobre o aparelho ligado, permitindo o desligamento do mesmo sem precisar se deslocar até a empresa. Rápido, eficiente, seguro.

Mais produtividade

Quanto tempo seus colaboradores gastam controlando equipamentos que poderiam facilmente ser geridos via automação? Pense nisso no próximo fim de mês e faça as contas: todo este tempo poderia ser aplicado a funções estratégicas, tornando a organização muito mais produtiva e lucrativa.

Já mencionamos o controle do ar-condicionado, então vamos manter este exemplo simples para refletir sobre a questão da produtividade. Seu funcionário trabalhará mais livre, menos preocupado, se não precisar se preocupar com questões básicas, como ligar ou desligar dispositivos de temperatura e iluminação, correto? Parece pouco, mas estas pequenas tarefas somadas representam boa parte do tempo – e até mesmo do stress – diário, e delegá-las à automação é a maneira perfeita para resolver esta questão.

Mais economia

Isso sem falar que o controle de equipamentos via software de automação permite um uso mais inteligente, dinâmico, dos aparelhos, o que termina por aumentar sua vida útil. Em resumo, queda nos gastos com manutenção ou trocas de dispositivos diversos.

Mais sustentabilidade

Este tópico bem poderia estar junto ao acima, já que também fala em economia. Mas aqui há também um quesito sustentável, uma vez que vamos tratar de energia elétrica.

O insumo, um dos mais valiosos bens da atualidade, é um dos grandes destaques nos gastos fixos de qualquer negócio. Com o controle elevado de equipamentos eletrônicos permitido pela automação empresarial, os gastos com luz tendem a diminuir até 35% ao longo do tempo, em função da eliminação de gargalos como desperdício e uso inadequado de equipamentos.

Uma redução que reflete também no meio-ambiente, já que o consumo consciente de energia elétrica é indispensável para o desenvolvimento sustentável de empresas, mercado e sociedade.

Monitoramento integral

Enquanto o monitoramento de aparelhos em seus próprios displays, ou em monitores fixos (como os de portaria, por exemplo), limita o tempo de atenção a estes, a gestão via tablet ou celular traz muito mais capacidade e amplitude, ampliando o foco e, com isso, as possibilidades de decisão e ação caso haja a necessidade de algum comando – ligar, desligar, solicitar manutenção etc.

Isso é segurança, controle e bem-estar. Isso é automação empresarial.

Inovação + Transformação = Automação

Automação predial aplicada às empresas é, sem dúvida, um passo importante na chamada Transformação Digital. Negócios mais automatizados, digitalizados, caminham mais firmemente, e de maneira mais produtiva e assertiva, rumo à modernização contínua de suas operações.

A gestão eficiente dos equipamentos se reflete em rotinas, processos e pessoas, resultando em organizações mais avançadas em termos de gestão, o que traz um diferencial a mais na busca pelo incremento da competitividade e da lucratividade.

Se você deseja inovar com inteligência, comodidade, segurança e eficácia, automação empresarial é o nome do jogo. E a Constat Automação tem todas as ferramentas e os especialistas certos para te conduzir nesta jornada.

Podemos levar todos estes benefícios, entre outros, para sua empresa. Atendemos a todo o Rio Grande do Sul. Contate-nos: (51)99352-7747 ou automacao@constat.com.br.